domingo, 17 de maio de 2015

'O Iluminado', filme de Stanley Kubrick



Grifo nosso # 87

O Iluminado (The Shining, Stanley Kubrick, 1980)

“Graças à adaptação inspirada de Stanley Kubrick do livro homônimo de Stephen King, O Iluminado não só trouxe fama inabalável ao escritor e ao diretor como também tornou Jack Nicholson uma superestrela. Seu grito de ‘Aquiiiiiiii está Johnny!’ no Tonight Show, macabro e de gelar o sangue, tornou-se uma cena memorável na história do cinema.

O ex-alcoólatra Jack Torrance (Jack Nicholson) leva sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filhinho Danny (Danny Lloyd) para morar no então vazio Overlook Hotel, uma colossal estância de veraneio nas montanhas Rochosas do Colorado onde foi contratado como caseiro durante a baixa estação. À medida que o tempo passa, cada membro da família vivencia diferentes alucinações, todas apavorantes. Danny, com maiores poderes psíquicos, é o primeiro a ver cenas dos assassinatos sangrentos que aconteceram no hotel muitos anos antes. Em seguida, Jack começa a mergulhar lenta mas inexoravelmente na loucura. Embora não tenha consciência do que está acontecendo com ele, com o tempo o comportamento se torna mais errático e violento. Distraída pela retração de Danny e pelo comportamento irracional de Jack, Wendy é a última a sucumbir. No final, contudo, ela percebe o perigo iminente e, ainda que próxima da histeria, consegue sobreviver com seu filho.

Nas palavras de Stephen King, seu livro é ‘apenas uma pequena história sobre bloqueio de autor’. Colaborando com a romancista Diane Johnson, Kubrick ataca com vivacidade os temas da comunicação e isolamento centrais no livro, reforçando-os com um simbolismo elaborado. Esses temas aparecem várias vezes ao longo do filme, em parte na habilidade psíquica de ‘iluminar’ e em parte na cruel descida de Jack rumo à insanidade.

O filme é sombrio, angustiante e claustrofóbico. Kubrick demonstra seu domínio d arte, criando uma atmosfera de grande tensão. Ao escolher cuidadosamente seus ângulos e ritmos de filmagem, induz o medo em suas plateias. Como todas as obras geniais, O Iluminado transcende seu status de adaptação literária: com tomadas aéreas espetaculares, uso simbólico e asfixiante de cores, imagens recorrentes de labirintos e espelhos (tudo isso realçado pela excelente trilha sonora e pelo belo desenho de produção de Roy Walker), tornou-se não só  um clássico de Kubrick como também um clássico do cinema de terror moderno. Curiosamente, Stephen King não ficou muito feliz com esta versão cinematográfica de seu conto. Em 1997,  ele colaborou com Mick Garris em uma minissérie para a televisão que usou o texto de seu livro quase ao pé da letra.”
____

Inglaterra (Hawk, Peregrine, Producers Circle, Warner Bros.) 119 minutos. Cor; idioma: inglês; direção: Stanley Kubrick; produção: Stanley Kubrick; roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson, baseado no livro de Stephen King; fotografia: John Alcott; música: Wendy Carlos, Rachel Elkind; elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone, Joe Turkel, Anne  Jackson, Tonny Burton, Lia Beldam, Billie Gibson, Barry Dennen, David Baxt, Manning Redwood, Lisa Burns.
____

Roumiana Deltcheva, no livro 1001 filmes para ver antes de morrer (Editora Sextante, 2008).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário