terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Ruminando



por Harlon Homem de Lacerda

“Conversa de bois”, o penúltimo conto do livro Sagarana de João Guimarães Rosa, é todo ação. Uma ação ruminada entre a história triste de Tiãozinho, a narrativa de Rodapião lembrada a custo pelo boi Brilhante. Nesse conto, Augusto Soroco, o ruivo que é ruim com Tião, tem o fim arquitetado pelos próprios bois, que depois da narrativa de Rodapião começam a pensar, começam a pensar que nem homem, começam a pensar no homem-bezerro. Restam ainda as narrativas entremeadas do carreiro que teve seu carro de bois destruído e o conhecimento do narrador do funcionamento dos carros-de-boi. A Irara apresenta e fecha o conto.

Nessa conversa de bois, somos levados àquela frase de Guimarães Rosa de que existe literatura de boi e literatura de cavalo. A literatura de boi é aquela ruminada, pensada, que custa a ser digerida. Ao longo destes contos de Sagarana, somos levados por essa literatura de boi, que rumina, que nos deixa aturdidos de encantamento a cada personagem, a cada momento, a cada ação.

Mistura-se ao encantamento desta conversa de bois, o fato de termos lido este conto sentado a uma praça medieval da cidade de Salamanca, na Espanha. Os encantamentos somados de passear por ruas e igrejas e palácios do medievo europeu e de ruminar a literatura de Guimarães Rosa deixam-nos quase que sem palavras. Assim, deixamos este conto assim meio que aberto ainda e esse texto assim lacônico com parêntese aberto guardando seu fechamento para a volta.

Direto da Plaza Mayor de Salamanca, Espanha, um abraço para os leitores das “Perspectivas do Alheio”. 
____

Harlon Homem de Lacerda é Mestre em Letras pela UFPB e Professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual do Piauí (UESPI - Oeiras). E-mail: harlon.lacerda@gmail.com.


Outros textos da coluna “Perspectivas do alheio” no blog O Berro:
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Corpo Fechado
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Toda crença tem seu santo
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Minha Gente
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Marcha estradeira
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Febre e Mato
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Sapo ou Cágado?
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ - Sobre ‘O burrinho pedrês’
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ - #somostodosJoãoCondé
- Dossiê João Guimarães Rosa: A travessia do mundo todo
- Regionalista?!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário