quarta-feira, 30 de setembro de 2015

‘Paranoid’, álbum do Black Sabbath de 1970



Grifo nosso # 91

“O Black Sabbath já tinha causado algum espanto na Inglaterra com seu álbum de estreia: uma retomada sísmica do blues que, junto com os dois primeiros clássicos do Led Zeppelin, ajudou a criar um novo estilo de rock’n’roll - o heavy metal.

Em termos de qualidade do material, o segundo LP do quarteto de Birmingham é um salto gigantesco. A faixa de protesto ‘War Pigs’ é uma das melhores aberturas de álbuns de todos os tempos, captando os ânimos acirrados da juventude ocidental em relação à campanha sangrenta dos Estados Unidos no Vietnã. Todas as características do Sabbath aparecem nessa música: os gritos abomináveis de Ozzy Osbourne; a dinâmica de mudança de tempo do baterista Bill Ward e do baixista/letrista Geezer Butler; e, a mais conhecida, a presença disforme do mito da guitarra e senhor dos riffs, Tony Iommi.

A mítica faixa-título vem logo depois, numa explosão proto-punk de loucura que permanece como o hino clássico de Black Sabbath - Ozzy e Iommi chegaram a cantar essa música durante as comemorações, em Londres, do Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth II, em 2002. A balada fantasmagórica ‘Planet Caravan’ apresenta um lado suave, muitas vezes superestimado, enquanto a pesada ficção científica de ‘Iron Man’ parece antecipar o movimento grunge. As últimas quatro faixas são menos conhecidas, embora imponentes. O pesadelo de heroína em ‘Hand Of Doom’ é especialmente apropriado e contribui para consolidar a posição do Sabbath como uma das forças sinistras da música dos anos 70.

Paranoid tornou a banda conhecida nos Estados Unidos e chegou ao 12º lugar nas paradas. As músicas do álbum foram regravadas por grupos tão diferentes como o Pantera e os Cardigans. Sua influência para tornar mais heavy o espectro do rock, do Nirvana ao Queen Of The Stone Age, é incalculável.” 
____

Manish Agarwal, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Vertigo
Produção | Rodger Bain
Projeto gráfico | Keef
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 42:13

“Este país é assustador para as gerações mais jovens, porque está em guerra.” (Ozzy Osbourne, 1972)

Lista de músicas - Paranoid (1970):
1. War Pigs (Geezer Butler, Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Bill Ward)
2. Paranoid (Butler, Iommi, Osbourne, Ward)
3. Planet Caravan (Butler, Iommi, Osbourne, Ward)
4. Iron Man (Butler, Iommi, Osbourne, Ward)
5. Electric Funeral (Butler, Iommi, Osbourne, Ward)
6. Hand of Doom (Butler, Iommi, Osbourne, Ward)
7. Rat Salad (Butler, Iommi, Osbourne, Ward)
8. Fairies Wear Boots (Butler, Iommi, Osbourne, Ward)

Paranoid completou 45 anos de lançamento neste mês de setembro de 2015 (álbum lançado em setembro de 1970).

“Paranoid”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário