quarta-feira, 23 de setembro de 2015

‘Wish You Were Here’, álbum do Pink Floyd de 1975



Grifo nosso # 90

“Diante do enorme desafio de lançar um álbum depois de Dark Side Of The Moon, o Pink Floyd voltou, temporariamente, a seu velho espírito experimental e começou a fazer Household Objects, uma obra a ser gravada só com objetos caseiros. A turnê reajustou o foco do grupo, mas também foi reforçando o ódio de Roger Waters pela indústria da música à medida que o Pink Floyd se tornava uma peça da engrenagem, uma mercadoria para encher estádios.

As gravações de Wish You Were Here começaram em Abbey Road, no início de 1975. O disco abre com o zumbido, em vários canais, produzido por dedos úmidos tocando a borda de taças de vinho (o único elemento sobrevivente de Household Objects), na faixa ‘Shine On You Crazy Diamond’ — provavelmente o melhor single do Floyd, marcado pelas quatro notas de guitarra de David Gilmour, que definem o álbum. As nove partes dessa música sustentam o disco, numa majestosa elegia de 26 minutos ao ex-líder Syd Barrett. A visita inesperada de Barrett ao estúdio, em janeiro, acrescentou mais um fio ao novelo de desespero silencioso no qual o álbum se enredava: ninguém reconheceu o homem gordo e careca que apareceu de repente na sala de controle.

‘Have a Cigar’ — cantada por um amigo do grupo, Roy Harper — é uma das melhores músicas já feitas sobre a ingratidão; já a faixa-título destila doçura e amargor, tanto quanto a banda. A capa reflete a distância e o isolamento do álbum: vinha encapada com celofane negro e apenas um adesivo indicava o nome.

Lançado em setembro de 1975, o disco foi recebido com indiferença pela crítica, mas disparou para o primeiro lugar na Inglaterra e nos Estados Unidos — tornando o grupo uma peça da engrenagem e uma mercadoria para encher estádios ainda mais valiosa.” 
____

Daryl Easlea, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Harvest
Produção | Pink Floyd
Projeto gráfico | Hipgnosis
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 44:19

“Quando começamos a gravar o disco, a maioria de nós não queria estar ali, queria estar em outro lugar.” (Roger Waters, 1993)

Lista de músicas - Wish You Were Here (1975):
1. Shine On You Crazy Diamond, Pts. 1-5 (David Gilmour, Roger Waters, Richard Wright)
2. Welcome to the Machine (Roger Waters)
3. Have a Cigar (Roger Waters)
4. Wish You Were Here (David Gilmour, Roger Waters)
5. Shine on You Crazy Diamond, Pts. 6-9 (David Gilmour, Roger Waters, Richard Wright)

Wish You Were Here completou 40 anos de lançamento neste mês de setembro de 2015 (álbum lançado em setembro de 1975).

“Shine On You Crazy Diamond” (versão completa):

Nenhum comentário:

Postar um comentário