quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

‘A Night At The Opera’, álbum do Queen de 1975



Grifo nosso # 96

“Desde o primeiro álbum, em 1973, a proposta ambiciosa do Queen incluía referências clássicas bombásticas, falsetes estridentes e misticismo pagão. Mas foi no quarto disco que o grupo fundiu tudo isso na épica ‘Bohemian Rhapsody’. O single de seis minutos ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas durante nove semanas e entrou para a lista dos 10 Mais nos Estados Unidos.

O baterista Roger Taylor se lembra do líder Freddie Mercury tocando ‘Bohemian Rhapsody’ para a banda no piano. ‘E aqui, queridos, é onde começa a parte de ópera’, disse ele, então. ‘Freddie tinha o esqueleto da música e até a harmonia escritos em tiras de papel’, contou Taylor. ‘Era muito difícil acompanhar o que estava acontecendo.’

De qualquer forma, com seus 180 overdubs e uma sessão de vocais que demorou 70 horas para ser gravada, ‘Bohemian Rhapsody’ definiu o Queen. As harmonias em múltiplas camadas (a distorção obtida com regravações infindáveis contribuiu para o efeito de saturação), a balada com alto nível de qualidade de composição (no mesmo piano em que McCartney tocou ‘Hey Jude’) e a guitarra metal afiada são costuradas pelo conceito delineado por Mercury, com uma pitada de Nietzsche e outra de paródia.

O resto do álbum é composto por faixas menos resplandecentes. ‘You’re My Best Friend’, do baixista John Deacon, levada no piano, é, talvez, a canção de amor mais tocante da banda. Há a mística ‘39’, ‘The Prophet’s Song’, com tintas árabes, o music hall inglês de ‘Lazing On a Sunday Afternoon’ e a balada ‘Love Of My Life’, uma das preferidas do público em shows, que mistura os vocais esfuziantes de Mercury com os floreios acústicos da guitarra de Brian May. ‘A Night At The Opera tinha todos os sons, da tuba a um pente’, afirmou Mercury. ‘Não havia limites.’” 
____

John Lewis, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | EMI
Produção | Roy Thomas Baker, Queen
Projeto gráfico | David Costa
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 42:52

“Ninguém jamais ouviu falar em se juntar ópera com um tema de rock” (Freddie Mercury, 1977)

Lista de músicas - A Night At The Opera (1975):

1. Death on Two Legs (Dedicated To...) (Freddie Mercury)
2. Lazing on a Sunday Afternoon (Freddie Mercury)
3. I'm in Love with My Car (Roger Taylor)
4. You're My Best Friend (John Deacon)
5. '39 (Brian May)
6. Sweet Lady (Brian May)
7. Seaside Rendezvous (Freddie Mercury)
8. The Prophet's Song (Brian May)
9. Love of My Life (Freddie Mercury)
10. Good Company (Brian May)
11. Bohemian Rhapsody (Freddie Mercury)
12. God Save the Queen (Trad., arr. Brian May)

A Night At The Opera completou 40 anos de lançamento em novembro de 2015 (álbum lançado no dia 21 de novembro de 1975 na Europa e no dia 02 de dezembro de 1975 nas Américas).

“Love Of My Life” (Rock In Rio, 1985):

Nenhum comentário:

Postar um comentário