quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Sofia Coppola: direção marcada por um olhar feminino



por Cícero Émerson do Nascimento Cardoso

Ante a hegemonia masculina que paira sobre a profissão de diretor cinematográfico, Sofia Coppola parece não ter se sentido tolhida. Sequer o fato de ser filha de um diretor famoso, como é o caso de Francis Ford Coppola, a impediu de desenvolver obras fortemente marcadas por seu olhar que enfatiza o universo feminino.  

Sob vigilantes olhares que a acusaram de ser uma péssima atriz, por sua atuação no clássico O Poderoso Chefão – Parte III (1990), Sofia Coppola tem realizado uma filmografia que tem sido considerada superior ao seu desempenho como atriz e, por alguns dos seus filmes, sobretudo o premiado Encontros e desencontros, obteve finalmente o reconhecimento da crítica.

O tema principal de suas obras é a expressão da alma feminina com seus aprisionamentos, angústias e insatisfações diante da necessidade de se afirmar num universo, por vezes, fustigante para a mulher. Com o diálogo sempre em segundo plano, seus filmes buscam capturar momentos incisivos das personagens em que a comunicação pelo olhar e pelos gestos, mais do que por meio de palavras, dá a tônica da cena.

Na tentativa de discorrer sobre a feminilidade e suas nuanças, Sofia Coppola cria filmes protagonizados predominantemente por personagens femininas. Basta observar sua filmografia – curta ainda, embora já delineada por um estilo próprio – para comprovarmos nossa afirmação.

Seu primeiro longa-metragem foi As virgens suicidas (1999). Em seguida, realizou: Encontros e desencontros (2003), Maria Antonieta (2006), Um lugar qualquer (2010) e o recente The Bling Ring: a gangue de Hollywood (2013).

Dos filmes realizados pela diretora, As virgens suicidas me causou maior impacto. Adaptação criativa do romance de Jeffrey Eugenides – que publicou sua obra em 1993 –, este filme tem como foco a história de uma família norte-americana frente às mudanças comportamentais típicas da década de 1970. Cinco moças submetidas a rígidos padrões sociais e religiosos, estipulados, sobretudo, por seus pais conservadores, cometem suicídio num intervalo mínimo de um ano. A grande questão que a obra, por ser rica em vieses polissêmicos, destaca, do meu ponto de vista, é: será que apenas estes fatores impulsionaram as moças à realização de tal ato?

No elenco, têm destaque: James Woods, Kathleen Turner, Danny DeVito, Josh Hartnett e Kirsten Dunst – que voltou a trabalhar com a diretora no filme Maria Antonieta.

A propósito do filme Maria Antonieta, Sofia Coppola apresenta a juventude da personagem histórica evocada no título que, casada com o rei Luís XVI, para estabelecer a união entre a Áustria e a França, se tornou odiada pelos franceses por ser tida como fútil, frívola e promíscua. O filme foi vencedor de vários prêmios – mais que merecidos – concernentes, sobretudo, ao figurino e à direção de arte.

Por falar em prêmios, seu filme Encontros e desencontros – no Brasil, o título original Lost in translation se perdeu na tradução! –, que lhe rendeu um merecido Oscar de Melhor Roteiro Original, discorre sobre um ator maduro e a jovem esposa de um fotógrafo que se conhecem em Tóquio e, em decorrência da solidão e da estranheza do lugar em que se encontram, percebem um no outro o complemento para o vazio que experimentam.

Seu filme Um lugar qualquer, que destaca o suposto tédio em torno da vida dos atores de Hollywood, enfatiza a relação de um ator que se vê forçado a cuidar de sua filha num momento em que uma forte crise existencial o tumultua. Talvez seja, dos filmes da diretora, o que menos impacto poderia causar em seu espectador por tratar-se de um enredo pouco inovador, no entanto Sofia Coppola não foge de sua marcante necessidade de enfatizar o universo feminino – a personagem masculina tem seu mundo alterado e encontra, na afetividade que a filha suscita, uma nova possibilidade de repensar a sua vida aparentemente vazia.

A crítica tem sido feroz com relação ao novo filme de Sofia Coppola: The Bling Ring: a gangue de Hollywood. Eu sobre este filme não poderei comentar, porque ainda não o assisti, mas pelo que tenho sondado teremos o mundo hollywoodiano novamente como pano de fundo e personagens femininas em destaque nesta obra. Espero que esta não perca a densidade psicológica e a leveza que caracterizam obras-primas como: As virgens suicidas e Encontros e desencontros – estas, sim, obras impecáveis da cinematografia universal.
____


Cícero Émerson do Nascimento Cardoso: Professor de Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará; graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri; especialista em Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa; mestrando em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Paraíba; membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Regional do Cariri – NETLLI do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura e Sociedade Contemporânea - GELISC. Autor do livro de contos Breve estudo sobre corações endurecidos (2011) e Romanceiro do Norte Juazeiro (2014) e dos folhetos A Beata Luzia vai à guerra e A artesã do chapéu (ou pequena biografia de Maria Raquel). Teve poema selecionado para o evento literário realizado pelo CCBNB “Abril para Leitura” em 2012, 2013, 2014 e 2015. Tem texto publicado pela Revista de Literatura e Arte Boca Escancarada, e desenvolve trabalhos acadêmicos vinculados à Literatura e Filosofia.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 23, de agosto de 2015), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário