sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

‘Blue Jasmine’, filme de Woody Allen, em exibição na Mostra 21



sobre Blue Jasmine

por Alana Morais

Blue Jasmine me surpreendeu, como a maioria dos filmes desse excelente e premiado roteirista nova-iorquino. O filme de Woody Allen me transportou para aquilo que há de mais decadente na natureza humana. O que somos hoje senão um alicerce temporário? Subitamente, uma vida sustentada por mentiras pode revelar o semblante que se ocultava nas facetas mais astuciosas. E essa revelação leva ao declínio, ao nada. Assim é a vida de Jasmine, que sempre vivera uma mentira ao lado do marido, interpretado pelo maravilhoso Alec Baldwin.

Na trama, Jasmine tem que aceitar que não vive mais uma vida burguesa e cheia de mimos, e pelas circunstâncias deve aceitar sua vida de classe média baixa ao lado da irmã, Ginger. Uma relação que muito me lembrou Tennensse Willians e seu eterno Um bonde chamado desejo. O filme mostra fragmentos da vida passada e dos momentos presentes, após sua decadência social. Nessa fragmentação fui transportada para o lugar do jogo, do quebra-cabeças que vai colocando as peças e formando a compreensão total da obra. Cate Blanchett está maravilhosa, e sua atuação é realmente digna de muitos prêmios, e o Oscar me parece ter sido justo. Senti-me vendo Vivian Leigh sendo Blanch Dubois, mas claro com muito menos teatralidade e, sim, com mais naturalidade e o humor ácido e irônico de Woody Allen. Com excelentes atuações, e um roteiro muito bem construído, Blue Jasmine é um convite ao mundo pessimista e criativo do diretor.
__
 



Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé (curadoria e mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Blue Jasmine
Ficha técnica:
Título original: Blue Jasmine
Direção e roteiro: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Bobby Cannavale, Louis C.K., Andrew Dice Clay, Sally Hawkins, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg, Tammy Blanchard
Duração: 98 minutos
Ano: 2003
País de origem: Estados Unidos

“Mulher busca encontrar novo rumo para sua vida depois da falência.” (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no domingo, 31 de janeiro de 2016, às 14h
No Sesc Crato-CE. Entrada gratuita.

Para ver a programação completa da Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé, clique aqui!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário