quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Café com Móveis é atrativo da culinária regional

Foto: Augusto Pessoa

 
por Hudson Jorge

Cai a tarde no Cariri. Na avenida Padre Cícero, a que liga os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, um lugar pitoresco chama a atenção pela simplicidade e beleza. No jardim, algumas pessoas conversam descompromissadamente enquanto saboreiam algumas delícias que chegam quentinhas ou refrescantes lá de dentro daquela casa rústica, erguida sobre paredes de taipa e cobertas com palhas de carnaúba. Ao se chegar mais perto, logo se percebe no ar um aroma que relembra aqueles mesmos que vinham das cozinhas de nossas avós, um cheirinho de comida típica da terra Cariri.

No seu interior, decoração igualmente rústica. São potes de barro, mesas e cadeiras feitas em madeiras sem acabamento industrial e que dão um tom nostálgico ao ambiente. Nas estantes e prateleiras, bibelôs e outros enfeites com características do mais genuíno artesanato local. Algumas peças como rádios antigos e ferro de passar à brasa reforçam a sensação de se estar voltando no tempo.



A Casa Cariri Café com Móveis é um negócio familiar. Um lugar para quem gosta de aconchego e de degustar alguns dos manjares da culinária caririense. A comedoria, chefiada por Luciana Duarte oferece diversos pratos típicos que recebem um tom delicado, resultado de muita criatividade e bem querer pelo ofício de oferecer a um público fiel os sabores tradicionais do Cariri, com um toque de requinte. É possível encontrar no cardápio cuscuz, sanduíches, omeletes e tapiocas que se desdobram em dezenas de sabores com recheios adicionais. Dentre as opções disponíveis, é a tapioca com carne de sol e requeijão o produto mais pedido pelos clientes. É possível conferir no vídeo (ao final do texto) como é feito esse simples e, no entanto, delicioso prato na Casa Cariri.


Tradição + beleza
A grande sacada do negócio é aliar os sabores já característicos de alimentos que costumamos consumir no dia a dia a um novo aspecto decorativo. Os pratos agradam ao paladar, ao olfato e também à visão.

E para reforçar aquela sensação de se estar em casa, o cliente ainda pode saborear algumas sobremesas como a cartola, um preparado doce feito com bananas e queijo frito banhados com mel de engenho, ou ainda comer um bom bolo de milho. É de encher os olhos e dar água na boca.


É como estar em casa
Outro atrativo do local é o ambiente calmo, ideal, por exemplo, para se dar uma desacelerada depois de um dia intenso de trabalho.

Márcia Crisostómo é uma cliente assídua. Sempre que pode, visita a Casa Cariri depois de um longo dia de trabalho. Ela diz que o local é bom para se colocar os papos em dia com amigos: “Me agrada o ambiente aconchegante, com essa característica de uma casa, o sabor do café, o bolinho de milho,  o cuscuz. É um sabor de casa.”, comenta.

Foto: Augusto Pessoa
Márcia estava na Casa Cariri com um grupo de amigos. Enquanto degustavam seus pedidos, aguardavam a chegada de outro grupo para comemorar um aniversário.

A empresária e aniversariante Eroneide Carvalho, conta que a Casa Cariri vem fazendo parte de alguns bons momentos em sua vida. Esse é o segundo aniversário consecutivo que ela comemora no local. Ela lembra também que o início da sua empresa também foi lá. “Não tínhamos ainda um escritório, escolhemos o Café e fizemos a primeira reunião com os representantes aqui. E tem também o nosso casamento…”, acrescenta a empresária que ao lado do marido José Carlos relembra que escolheram a Casa Cariri para realizar a cerimônia religiosa e fazer a recepção dos convidados”.


Café com Móveis
Os móveis rústicos que lá estão à venda e espalhados pelo empreendimento, além de acomodarem a clientela, servem também para ornamentar e caracterizar o ambiente, reforçando o aspecto de uma casa simples do interior. São mesas, cadeiras, armários, potes de barro, entre outros objetos feitos em madeira, muitas delas, de reaproveitamento de demolições. Múcio Duarte, o fabricante dos móveis, reforça a preocupação ambiental para a utilização da matéria prima e diz evitar a aquisição de madeiras que não possuam certificação ambiental.

A Casa Cariri se localiza na Av. Padre Cícero, na divisa entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato, no bairro São José e abre logo cedo do dia para o café da manha.  Funciona de terça à sábado, de 07 às 10h e de 16h às 21. Aos domingos, o horário de funcionamento é de 8h às 11h30.

Casa Cariri Café com Móveis - receita de tapioca com carne de sol e requeijão:


(imagens e reportagem: Hudson Jorge; edição: Allison Gomes)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário