sexta-feira, 25 de março de 2016

‘Aqualung’, disco do Jethro Tull



Grifo nosso # 99

“Dois filmes clássicos de Christopher Guest vêm à mente quando se ouve o Aqualung, do Jethro Tull: This Is Spinal TapA Mighty Wind. O primeiro é um falso documentário heavy metal; o segundo retrata um grupo de folk fictício. De Aqualung em diante, o Tull passou a ser enquadrado no gênero do primeiro filme, mas sua inspiração vem do estilo musical do segundo.

A faixa-título abre o álbum com o ecletismo típico da banda. Num primeiro momento, surge o dedilhar de um violão tranquilo e um piano civilizado; no seguinte, é a vez do baixo frenético e de passagem de bateria — tudo isso coroado por um solo firme de guitarra. ‘Cross-Eyed Mary’ segue um padrão mais tradicional. A flauta característica do vocalista Ian Anderson paira sobre a pulsante linha de baixo de Jeffrey Hammond e os floreados arranjos orquestrais de David Palmer. A música, então, se submete ao reinado da guitarra, embora o piano, os sininhos e a volta da flauta de Anderson desafiem o rock potente do núcleo formado por guitarra, baixo e bateria.

As letras de Aqualung se encaixam numa fantástica narrativa que se desenrola ao longo do álbum e se baseia, em parte, nas experiências de um sem-teto. Essa história faz com que a música singular do disco esteja vinculada a uma mensagem de conscientização, própria da época. O conceito é estabelecido pelo texto da contracapa do álbum — uma leitura distorcida do primeiro capítulo do Gênesis. Na versão do Tull da narrativa bíblica, o homem criou Deus, e depois, o Aqualung.

O disco tornou-se um marco instigante do prog-rock-folk. Sua temática não impediu que as faixas cheias de riff fizessem sucesso nas rádios — nem que o álbum vendesse milhões de cópias.” 
____

Yoshi Kato, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2011).

Selo | Island
Produção | Ian Anderson, Terry Ellis
Projeto gráfico | Burton Silverman
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 44:51

“A gente estava meio que na periferia do rock.” (Ian Anderson, 2003)

Lista de músicas - Aqualung (1971):

1. Aqualung (Freddie Mercury)
2. Cross-Eyed Mary (Ian Anderson, Jennie Anderson)
3. Cheap Day Return (Ian Anderson)
4. Mother Goose (Ian Anderson)
5. Wond'ring Aloud (Ian Anderson)
6. Up to Me (Ian Anderson)
7. My God (Ian Anderson)
8. Hymn (Ian Anderson)
9. Slipstream (Ian Anderson)
10. Locomotive Breath (Ian Anderson)
11. Wind-Up (Ian Anderson)

Aqualung completou 45 anos de lançamento em março de 2016 (álbum lançado no dia 19 de março de 1971).

“My God” (Ao vivo no Festival da Ilha de Wight, 1970):

Nenhum comentário:

Postar um comentário