segunda-feira, 14 de março de 2016

Uma nova Mostra de Cinema no Cariri



por Elvis Pinheiro

Em quatro dias seguidos, o Grupo de Estudos SÉTIMA de Cinema pôde prestigiar, fazer parte e aproveitar a convivência e as apresentações de personalidades importantíssimas do audiovisual brasileiro presentes da Mostra Cine Cariri, realizada de 03 a 06 de outubro de 2015, pela Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Nordeste, em parceria com o SESC (unidade Juazeiro do Norte-CE). Uma Mostra super organizada, bem formatada e com interesses os mais distintos, passando por produtores de programação em TV, produtores de festivais de cinema infantil, cineastas, artistas do som, responsáveis pela concepção de trilhas sonoras, gente dos institutos culturais, patrocinadores e apoiadores do cinema em suas mais variadas vertentes e linguagens.

O nosso grupo abriu o evento na noite de quinta-feira, 03 de setembro de 2015, às 19h, no Teatro Violeta Arraes, numa versão mais enxuta, mas com o mesmo espírito animado e apaixonado pelo cinema e pelo que fazemos como já vem sendo visto, a cada novo Coquetel de Lançamento da Revista, no SESC Juazeiro.

Foi a primeira vez que o grupo viajou junto para participar de um evento dedicado ao cinema. Foi uma experiência particularmente bastante reveladora e constatadora da união dos integrantes do SÉTIMA para além de uma responsabilidade comigo enquanto coordenador e idealizador do grupo. Foi em Nova Olinda, através do evento proposto e realizado pelos jovens da Casa Grande que pude perceber, de fato, o quanto aquelas pessoas tomaram pra si a proposta de pensar, criar e viver o cinema e de fazer isso também através deste coletivo. Todos foram muito responsáveis, muito atenciosos, verdadeiros e participativos.

Na noite de nossa apresentação, infelizmente, houve uma falta de compreensão mútua entre as necessidades do grupo para se apresentar e o que os organizadores planejavam para a noite. Fiquei, graças ao meu temperamento passional, desmotivado para seguir com o lançamento, tendo que repensá-lo e modificá-lo para as novas condições como se nos apresentavam naquele instante. Mas foi graças a isso que pude me beneficiar em assistir aos meus companheiros e companheiras dando a volta por cima, sem perder tempo, sem desanimarem e construindo muito belamente e de um jeito que ficou como se tivesse, desde sempre, sido planejado pra ser daquela forma e comigo, já entre eles, curado pela energia e alegria deles. Foi o meu primeiro maravilhamento. Extrapolamos o tempo que não sabíamos qual era, por isso não houve o momento de nos perguntarem, da plateia, sobre qualquer coisa, mas pudemos nos aproximar de todos os que contribuíram para o evento nos dias seguintes. E essa possibilidade planejada pelos organizadores, que é uma ideia incrível e super acertada, gerou muitas trocas na hora do café, em meio a uma refeição, nos corredores da Casa Grande, nas ruas de Nova Olinda. Esta extensão mais humana e aproximadora é um charme a mais desta Mostra que certamente irá lograr muitas outras edições daqui em diante nos anos seguintes.

Numa única revista seria impossível darmos conta de tudo que foi a Mostra Cine Cariri, portanto, desta edição em diante, traremos um artigo tratando de cada momento e apresentação que vimos, porque conseguimos que estivessem em cada fala proferida no teatro pelo menos três de nossos membros.

O Cariri é grande e talentoso e o novo produto que sai da Fundação Casa Grande e que se ampara na vontade ainda maior de crescer e aprender daquelas pessoas honra toda a região e felicita todo o país através de trocas e conexões riquíssimas. Individualmente fiquei bastante feliz e emocionado por ter sido o primeiro a falar em ação de tão grande importância e que os leitores da SÉTIMA poderão conhecer mais detalhadamente nas edições seguintes.
____


Elvis Pinheiro é editor da Revista Sétima e professor. Desde 2003 é Mediador de Cinema no Cariri cearense.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 25, de outubro de 2015), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário