terça-feira, 26 de abril de 2016

Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Primeiras Estórias’ – O rio



por Harlon Homem de Lacerda

Entender, ler, interpretar, analisar a “Terceira Margem do Rio” sempre foi pra mim uma dificuldade intransponível. Um conto, uma estória rápida de ser contada, mas profunda de não secar nunca. O narrador se encarrega de compartilhar sua própria angústia conosco, com suas dúvidas: “Não adoecia?”, “Não queria saber de nós; não tinha afeto?”, “Sou doido?”, “Sou homem, depois desse falimento?”. Essas questões surgem num crescendo que vai das necessidades físicas, às sentimentais, às lógico-racionais e à ontologia mesma. Nós acompanhamos o filho do homem jacaré em sua canoa, do homem-margem, do homem, do pai. As relações psicológicas, filosóficas, artísticas que esse conto integra são mais que água de rio caudaloso, são achados fundamentais para se conhecer a origem do medo, a origem da angústia, a origem da culpa.

Em “A Terceira Margem do Rio” há uma questão que pra mim nunca será resolvida: será possível conhecer a si mesmo? Como construir uma subjetividade através de uma série de conflitos, de sentimentos, de necessidades, de pensamentos? Como ser alguém pleno num mundo multifacetado, em constante transformação – mundo-rio, que não se atravessa duas vezes?

Para mim, a “Terceira Margem do Rio” resolve encerrar de vez a busca por uma resposta, resolve mostrar que a resposta não existe, que o mundo é cíclico, que o mundo não é sendo, que a vida é um baú de culpa e consequência amontoadas na memória servindo aqui e ali para a construção do caráter, para a tomada de decisões, para a realização de escolhas.

“A Terceira Margem do Rio”, o pai ancestral, o senhor de sua vontade, o filho atormentado por culpas e falimentos, a família, os conhecidos e o desconhecimento total enterrado num silêncio eterno. Esse conto é dúvida, é pergunta sem resposta, é aporia, é a vida.
____


Harlon Homem de Lacerda é Mestre em Letras pela UFPB e Professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual do Piauí (UESPI - Oeiras). E-mail: harlon.lacerda@gmail.com.

Outros textos da coluna “Perspectivas do alheio” no blog O Berro:
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Primeiras Estórias’ – Poesia de não caber
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Primeiras Estórias’ – Sobre coisas levianas e descuidosas
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Primeiras Estórias’ – Uma canção para a tolerância
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Primeiras Estórias’ – Cabismeditado
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Primeiras Estórias’ – Circuntristeza
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Grande Sertão: veredas’ – Duvida?
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Corpo de Baile’ – Tu leu Buriti?
- Perspectivas do Alheio – 01 ano
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Corpo de Baile’ – Jiní
- Dossiê João Guimarães Rosa – Cara-de-bronze: ‘Duas coisas’

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário