segunda-feira, 25 de abril de 2016

Relatório de muita atividade audiovisual



por Sérgio Magalhães

Nos últimos anos, o cinema vem crescendo na região do Cariri, principalmente o cinema comercial, que mensalmente apresenta ao público novos lançamentos, que em sua maioria advêm das grandes produções americanas. Na contramão dessa corrente, o Sesc (Serviço Social do Comércio) apresenta ao público uma proposta diferenciada, fomentando  ações que valorizem e promovam a fruição através da Sétima Arte, proporcionando o desenvolvimento crítico e artístico, através das suas ações, buscando fortalecer os processos de construção e recriação simbólica de formação e comportamentos sociais. E foi por esse pioneirismo que, no último mês de julho, a Unidade Juazeiro do Norte do Sesc foi convidada a apresentar suas ações na área de cinema no Encontro Nacional dos Técnicos de Cinema, que aconteceu no Sesc Departamento Regional, na Cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião apresentamos o projeto «Mostra 21», que é realizado anualmente pelas unidades do Sesc Crato e Juazeiro do Norte, em parceria com o CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste), bem como o «Grupo Sétima de Cinema», projeto precursor nas unidades do Sesc no Brasil, o qual estuda e discute semanalmente obras relacionadas à cinematografia mundial, com encontros todas as quartas feiras, na unidade Juazeiro do Norte do Sesc.

Nesse sentido, houve a necessidade de, além de discutir, produzir textos e publicá-los para que mais pessoas pudessem conhecer o trabalho realizado pelos membros do grupo. Nessa perspectiva o desafio agora era apresentar os trabalhos e assim contemplar mais pessoas e atraí-los para as nossas programações. A Equipe de Cultura do Sesc e o mediador de cinema Elvis Pinheiro idealizaram o «Coquetel de Lançamento da Revista Sétima de Cinema», que acontece mensalmente, sempre na primeira terça feira do mês, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, com discussões, debates, sorteio de filmes e livros e um espaço de congregação de pessoas que admiram e frequentam as salas de cinema de arte no Cariri.

A revista Sétima é distribuída gratuitamente nas universidades e nos centros e instituições culturais da região, sendo também bastante elogiada pelos técnicos do Departamento Nacional e demais colegas das unidades Sesc espalhadas pelo país.

Além das atividades sistemáticas na área de cinema realizadas pelo Sesc no decorrer do ano, temos em novembro a Mostra Sesc Cariri de Culturas, que este ano está em sua 17ª edição, na qual os cinéfilos poderão conferir uma programação bastante diversificada, desde curtas e longas de diretores cearenses e de outros estados do Brasil, os quais estarão em cartaz no CCBNB Cariri (em Juazeiro do Norte) e na Escola Profissionalizante Violeta Arraes (no Crato).

Realizar ações que promovam a transformação social através da arte é adentrar o território do outro, respeitando e valorizando as suas especificidades e, ao mesmo tempo, mostrando as suas potencialidades, criando espaços de diálogos e articulação da Cultura em todas as suas linguagens. Esse é um dos compromissos do Sesc e do programa Cultura da unidade Juazeiro do Norte.
____


Sérgio Magalhães é Supervisor de Cultura do Sesc Unidade Juazeiro do Norte.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 26, de novembro de 2015), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário