segunda-feira, 18 de julho de 2016

Cômodo Marfim e Projeto Rivera na abertura do Rock Cordel 2016

Cômodo Marfim



A Cômodo Marfim é uma banda de rock alternativo/indie rock, nascida na região metropolitana do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, e é composta por cinco integrantes: Demogenes Siqueira (voz/violão/synths), Filipe Lisboa (voz/guitarra), Alberto Dias (baixo), Lázaro Omena (guitarra) e Gabriel Machado (bateria/produção).

A banda apresenta um som autoral autêntico, que viaja entre influências provenientes do rock dos anos 60 e também da música de artistas contemporâneos, quebrando os conceitos pré-definidos de que o rock precisa obrigatoriamente ser classificado em uma única vertente temporal e sonora e rotulado por um gênero exclusivo.

Um olhar que analisa o cotidiano com uma visão específica, críticas sociais e a forma poética de falar sobre situações e sentimentos, caracterizam grande parte das letras compostas pela banda nesse primeiro trabalho. A diversidade de ritmos e estilos nos instrumentos confirma a atitude dos integrantes em provar que o rock não é uma bolha impenetrável que se fecha para novos sons, e que é possível inovar e renovar, transitando entre os clássicos e os sons contemporâneos para criar o novo ou refazer o antigo através de uma nova leitura.

O show da Cômodo Marfim, intitulado “A cabeça estendida na viga do braço” (nome do primeiro disco), traduz o resultado de três anos de trabalho, e culmina em um espetáculo capaz de transmitir ao público fielmente tudo o que foi pensado, escrito e arranjado musicalmente. Para o público que acompanha a banda, tem sido uma experiência muito prazerosa vivenciar cada apresentação, pois nesses espaços eles desfrutam de um pouco de arte, cultura, calor e sentimentos transmitidos por acordes e performances. (release divulgado pela produção do evento)


Projeto Rivera



Som alternativo com canções que carregam traços regionais, mesclando Rock, MPB e Baião: este é o Projeto Rivera, composto por seis rapazes comprometidos com o trabalho e a ideia de que tudo pode ser feito de forma “orgânica, verdadeira e manual”. O Projeto, que nasceu em 2013, logo no ano seguinte já idealizava o seu primeiro CD: lançando em 2015, o álbum Eu Vim Te Trazer o Sol. Com 13 faixas, o disco foi composto em viagens pelas cidades do interior do Ceará e passeia por letras que exploram histórias vivenciadas nessas andanças.

Com a produção do primeiro álbum, também surgiu a ideia de realizar uma série de ações, incluindo a produção de “lyrics”, aqueles vídeos em que o foco está na letra da canção e onde é possível ver o desenrolar da história da música no plano de fundo. Com o diferencial de terem sidos produzidos com recortes de papel e souvenirs acumulados durante as viagens, da forma mais analógica possível, sem utilizar de programas de criação de imagens 3D, como é usual desse método de vídeo. O grupo também se dedica a fazer intervenções urbanas (Lambe-Lambes) com trechos de suas canções. A dedicação do Projeto Rivera demonstra-se desde que os músicos construíram o estúdio, produziram e gravaram o seu próprio CD. Assim como os vídeos da produção do encarte do CD, que também foi feito manualmente, todos essas produções são registradas e divulgadas no canal do Youtube em formato de “Playlists”.

A Rivera, tanto em Fortaleza (CE), terra natal da banda, quanto em outras capitais como Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), já acumula ótimas experiências em seus shows. No ano passado eles participaram do Festival MADA, em Natal, depois de uma concorrida seleção que envolveu votação na web, demonstrando o fortíssimo engajamento que a banda mantém com o público através das suas redes, fruto do seu próprio gerenciamento de social media. Recentemente, a banda foi uma das contempladas no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes, onde já está trabalhando no seu segundo álbum. Recentemente, a Rivera soltou em seu canal no YouTube o vídeo para a canção “Canto Bom”, que fará parte do próximo CD.

A banda, que é composta por Victor Caliope (vocal), Bruno Santos (guitarra), Gabriel Fontenele (baixo), Oziel Albuquerque (bateria), Matheus Brasil (teclado) e Flávio Nascimento (guitarra), vem traçando com vontade e determinação o que eles decidiram para as suas vidas: construir uma carreira de sucesso dentro da música. (release divulgado pela produção do evento)
__




Rock Cordel 2016
Terça-feira, 19 de julho de 2016:
18h: Cômodo Marfim
19h15: Projeto Rivera
No Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri
Entrada gratuita
Ingressos distribuídos a partir das 13h na recepção do CCBNB Cariri
Juazeiro do Norte-CE.

Sobre o Rock Cordel 2016 e a programação completa clique aqui.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário