segunda-feira, 11 de julho de 2016

Fassbender e Winslet: um encontro triunfante em ‘Steve Jobs’



por Cícero Émerson do Nascimento Cardoso

Rafael Fishmann (2016)* afirma, sobre o filme Steve Jobs, dirigido por Danny Boyle, que este, pelo diferencial de seu enredo, não é apenas “mais um filme sobre Steve Jobs”. Ele diz isto, certamente, porque quem o assistir se deparará com novas nuanças que diferem dos demais filmes que também discorrem sobre a personalidade evocada no título.

Boyle o apresenta em três momentos de sua vida e enfatiza, além das decisões que ele toma do ponto de vista profissional, sua dificuldade em demonstrar afeto pelas pessoas com as quais mantém laços de maior proximidade: como ocorre em sua relação com a filha – que ele inicialmente nega ser sua – e com as pessoas com quem precisa lidar ao longo de sua instável vida profissional.

Devo dizer que o que torna esse filme cinebiográfico um clássico imediato se deve, sobretudo, a dois aspectos: 1) o roteiro (adaptado da premiada biografia Steve Jobs (2011), realizada por Walter Isaacson, ele é constituído de diálogos precisos, bem articulados e dotados de um ritmo intenso) e 2) o elenco, que dá o melhor de si em grandes atuações (Michael Fassbender, Kate Winslet, Jeff Daniels e Michael Stuhlbarg estão impecáveis).

A respeito desse filme, A. O. Scott (2015)** diz que: “The accuracy of this portrait is not my concern. Cinematic biographies of the famous are not documentaries”. Concordo. Não me parece, de fato, o mais relevante encontrar nele o que pode ter sido fiel à realidade, ou mesmo ao livro que o inspirou, mas o modo como a história foi contada – o roteirista Aaron Sorkin e o diretor, do meu ponto de vista, foram geniais.

Sobre a interpretação de Fassbender, aclamada por diversos críticos, Steve Rose (2015)*** diz que: “Despite bearing little physical resemblace [...], Fassbender inhabits the Jobs persona with compelling conviction – long before he breaks out the black polo neck”. A propósito, por sua atuação Fassbender recebeu indicações, dentre outros prêmios, para o BAFTA, para o Globo de Ouro e para o Óscar de Melhor Ator. Sua interpretação é realmente digna de prêmios! Ele consegue nos convencer como um Jobs humano, falível, austero, dotado de conflitos internos, mas ao mesmo tempo determinado, ousado e incisivo em suas posturas.

Outra atuação que teve indicação para o BAFTA, para o Globo de Ouro e para o Óscar, desta feita de Melhor Atriz Coadjuvante, nesse filme, foi a de Kate Winslet. Ela venceu o Globo de Ouro, o BAFTA e é uma das favoritas para os demais prêmios para os quais foi indicada. Considerada uma das melhores atrizes de sua geração, Winslet tem um histórico de personagens marcantes e ela, em Steve Jobs, acrescentou à sua carreira mais uma personagem delineada por um caráter forte a que ela deu vida com seu já reconhecido talento. Trata-se de Joanna Hoffman, que trabalhou com Jobs e, no filme, é apresentada como sua fiel escudeira.

Em entrevista, ao ser indagada sobre o que há de especial nesta personagem, Winslet**** afirma: “Foi um dos grandes papéis que criei. É um cenário de sonhos: diálogos de Aaron Sorkin, interação com Michael Fassbender, dirigida por Danny Boyle. Eu quase nem prestei atenção no tema central do filme, para ser honesta. Eu queria era estar naquele set”.

A interação entre Winslet e Fassbender rendeu cenas magistrais. Eles são atores experientes, intensos e determinados a dar o melhor de si, por isto conseguem ser convincentes e emocionam por conduzirem com propriedade suas personagens e, também, pelo ritmo que empregam aos diálogos – o trabalho de construção vocal de Winslet merece ser elogiado.

Winslet disse, ainda, quanto à relação existente entre Jobs e Joanna, que nunca viu “uma dinâmica assim no cinema americano, em que o protagonista precisava mais dela do que vice-versa”. Ressalte-se, nesta perspectiva, uma das cenas mais emblemáticas do filme: Joanna, indignada pela falta de atenção de Jobs, em relação à filha, expurga seu desconforto atirando papéis pelo chão, ao mesmo tempo em que ameaça abandoná-lo. Ela, que sempre permaneceu ao seu lado, mesmo quando, com sua personalidade forte, o enfrentava, ameaça que se demitirá, após anos de uma parceria marcada pela lealdade e pelo apoio irrestrito que ela lhe dispendeu em seus empreendimentos. Isto faz com que ele, incentivado pela companheira de trabalho, e amiga, olhe com mais sensibilidade para a filha.

Cumplicidade, lealdade e amizade, a partir dessa relação, podem ser apontadas, pertinentemente, como subtemas desse filme. Poucas vezes foi possível ver no cinema uma relação de amizade entre um homem e uma mulher construída de modo tão intenso, sem que isto caísse em conotações afetivo-sexuais entre eles.

Desse modo, é possível perceber que tais subtemas somam-se ao tema principal, que é a perscrutação psicológica de Jobs ante seus empreendimentos e conflitos internos, e amplia a dimensão humana do filme. Isto suscita inúmeras reflexões que apontam para os aspectos polissêmicos dessa obra cinematográfica que pode ser considerada, sim, uma das mais bem delineadas cinebiografias realizadas pelo cinema norte-americano.

Fassbender e Winslet protagonizaram um encontro triunfante nesse filme em que as personagens Jobs e Joanna se completam, fraternalmente, numa existência que parece exigir deles, cada vez mais, coragem, persistência e mútua lealdade. Esse encontro foi tão expressivo que merece acontecer novamente: que isto ocorra em breve!


Notas:
* FISHMANN, Rafael. Steve Jobs não é só mais um filme sobre Steve Jobs. Disponível em: https://macmagazine.com.br/2016/01/12/critica-steve-jobs-nao-e-so-mais-um-filme-sobre-steve-jobs. Acesso em: 13/02/16.
** SCOTT, A. O. Review: ‘Steve Jobs’, Apple’s Visionary C.E.O. Dissected. http://www.nytimes.com/2015/10/09/movies/review-steve-jobs-apples-visionary-ceo-dissected. Acesso em: 13/02/16.
*** ROSE, Steve. Michael Fassbender on playing Steve Jobs: “Was he flawed? Yeah! We all are”. http://www.theguardian.com/film/2015/nov/12/steve-jobs-well-done-portraying-the-apple. Acesso em: 13/02/16.
**** GRAÇA, Eduardo. Entrevista: Kate Winslet sobre “Steve Jobs”: estava disposta a desaparecer neste papel. Disponível em: http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2016/01/14/kate-winslet-sobre-steve-jobs-estava-disposta-a-desaparecer-neste-papel.htm. Acesso em: 13/02/16.
____


Cícero Émerson do Nascimento Cardoso: Professor de Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará; graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri; especialista em Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa; mestre em Literatura Comparada, pela Universidade Federal da Paraíba; membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Regional do Cariri – NETLLI; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura e Sociedade Contemporânea - GELISC; membro do Grupo de estudos SÉTIMA de cinema. Autor do livro de contos "Breve estudo sobre corações endurecidos" (2011), "Romanceiro do Norte Juazeiro" (2014) e "A revolta de Antonina". Publicou os folhetos de cordel "A Beata Luzia vai à guerra" e "A artesã do chapéu (ou pequena biografia de Maria Raquel)". Teve poema selecionado para o evento literário realizado pelo CCBNB “Abril para Leitura” em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. Tem texto publicado pela Revista de Literatura e Arte Boca Escancarada e teve soneto selecionado para antologia do Concurso Chave de Ouro de Sonetos - os Cinquenta Melhores, da Academia Jacarehyense de Letras. Desenvolve trabalhos vinculados à Literatura, Filosofia e Cinema.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 29, de março de 2016), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

Textos recentes da Revista Sétima postados no Blog O Berro:
- Sobre ‘O Menino e o Mundo’ 
- Luís Nachbin: entre passagens e fronteiras
- ‘Acho que já vi esse filme!’: o que se pode (re)ver nas salas de exibição de filmes
- O desejo aguça com o olhar: sobre a Mostra 21 de 2015
- Meus 10 melhores filmes de todos os tempos, por Elvis Pinheiro
- ‘Boa sorte’ nos próximos filmes
- Nenhum pecado será perdoado
- Relatório de muita atividade audiovisual


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário