domingo, 3 de julho de 2016

Luís Nachbin: entre passagens e fronteiras



por Ravi Carvalho

Dia 5 de setembro de 2015, terceiro dia de atividades da cansativa, mas enriquecedora Mostra Cine Cariri em Nova Olinda. Muitas pessoas importantes no meio audiovisual. Algumas dezenas de quilômetros de onde dormir, e ir e vir e ir e vir...

Então se junta cansaço com aquele momento pós-almoço e vem o sono, Uma rede chama. Mas não, há que se aproveitar. O teatro vai se enchendo e lá vem ele, Luís Nachbin! Mas quem era esse cara?! Eu não sabia, mas ainda bem que resolvi saber...

Nascido em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1964, fez cedo já uma grande viagem e veio morar no Brasil. Trabalhou na Rede Globo durante algum tempo, mas no meio de um desses trabalhos, enquanto estava na Índia, por conta própria e sozinho, resolveu filmar outras histórias, e não parou mais. O formato jornalístico que ele usava deu certo e ele decidiu dar uma reviravolta na sua carreira. Saiu da Globo e, além de jornalista, se tornou documentarista, professor e, como ele mesmo diz, viajante profissional, que, nas suas próprias palavras «é o que busca interação, busca o cotidiano do outro, conhecer os outros, busca ouvir, perceber, e buscar um pouquinho mais de profundidade».

Até agora produziu, dirigiu e filmou 204 documentários para televisão, em 85 países, dentre eles os mais recentes são: a série ‘Entre fronteiras’ e o programa ‘Passagem para...’ pelo Canal Futura.

Seu trabalho não consiste apenas em viajar por aí mostrando as belezas e pontos turísticos dos países por onde passa. Ele gosta de «histórias que surgem no meio do caminho, do nada, na qual ninguém ouviu falar». Ele mostra histórias únicas, de pessoas únicas e de lugares únicos. O ser humano é a verdadeira essência do trabalho de Nachbin.
____


Ravi Carvalho cursa Direito na URCA. É integrante do Grupo de Estudos Sétima de Cinema desde 2012, e dirigiu o documentário em curta-metragem Sales e Salas, lançado em 2016.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 27, de dezembro de 2015), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário