sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Sales e salas



por Ravi Carvalho

Segundo semestre de 2015. Em mais uma reunião semanal do metamórfico Grupo de Estudos Sétima de Cinema, Elvis Pinheiro nos traz o conteúdo de uma conversa interessante com Aquiles Salles, músico caririense que é amigo de vários membros do grupo e neto do “seu Sales”. Aquiles lhe falara sobre seu avô, que havia sido projecionista de dois cinemas em Juazeiro do Norte no final da década de 40, e que seria importante registrar sua história.

Nessa mesma reunião surgiu entre nós a ideia e o desejo de fazer, a partir desse registro, um documentário sobre a história dos “cinemas de rua” em Juazeiro do Norte. Alguns dias depois, decidimos fazer um documentário curta-metragem que daria início a nossas produções cinematográficas. Surgia, então, o embrião do filme Sales e Salas.

Depois disso, marcamos uma entrevista com o seu Sales. Nosso primeiro contato com ele aconteceu no dia 25 de setembro [de 2015], no Sesc Juazeiro. De cara, percebemos a simplicidade e simpatia daquele senhor muito bem-humorado e com muita história pra contar. Fizemos isso sem muita técnica, direção ou coisas do tipo, e como já era de se esperar, depois de algumas tentativas de edição desse material, vimos que o resultado não seria dos melhores. Mas também ficou claro que não desistiríamos fácil assim...

Alguns meses e muitas reuniões depois, percebemos a necessidade de uma coisa essencial para a efetivação da nossa vontade: organização. Daí em diante, deliberamos funções para cada um dos membros do grupo que se dispuseram a realizar esse filme. Foi assim que, no dia 21 de abril de 2016, fizemos uma nova gravação com seu Sales, na Cantina Zé Ferreira, no centro de Juazeiro do Norte.

Como se diz em um dos maravilhosos filmes de Charlie Kaufman, “todos são protagonistas de sua própria história”. Creio que esse filme sobre o senhor Francisco de Sales seja um exemplo prático disso. Um tanto mais organizados e com uma equipe montada, apesar de ainda sem muitos aparatos técnicos e sem nenhuma espécie de ajuda financeira, depois de mais de um mês de trabalho para a finalização do nosso primeiro documentário, eis que finalmente nasceu, em junho de 2016, Sales e Salas.


Trailer de Sales e Salas (direção: Ravi Carvalho):


P.S.: Infelizmente, poucas semanas após a estreia do filme Sales e salas, que contou com a ilustre presença do Seu Francisco de Sales, o grande protagonista dessa história faleceu, deixando grande saudade entre os familiares, amigos e integrantes do Grupo de Estudos Sétima de Cinema.
____


Ravi Carvalho cursa Direito na URCA. É integrante do Grupo de Estudos Sétima de Cinema desde 2012, e dirigiu o documentário em curta-metragem Sales e Salas, lançado em 2016.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 32, de junho de 2016), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

Textos recentes da Revista Sétima postados no Blog O Berro:
- A época em que está meu espírito
- Meus 10 melhores filmes de todos os tempos, por Ailton Jesus 
- As asas de Ythallo Rodrigues 
- Ecos que atravessam os séculos
- Canal Conspiração: uma cooperativa de audiovisual local, irreverente e subversiva 
- ‘Hannah Arendt: Ideias Que Chocaram o Mundo’, filme de Margarethe von Trotta 
- Muito além da ditadura física 
- Todos eles bruxos

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário