sábado, 28 de janeiro de 2017

‘Girimunho’, ‘Caminho Para o Nada’ e ‘Nós Somos as Melhores’ no último dia da Mostra 21 de 2017

Mostra 21 - O absurdo nos une, nos move (2017)
Curadoria e mediação: Elvis Pinheiro

Programação do dia 29 de janeiro de 2017 (domingo):



14h, no Sesc Crato:
Girimunho
(Girimunho, Dir. Clarissa Campolina/Helvécio Marins Jr., Brasil, 2011, 90min)

Não pense que é simples. Pois que não é. Fazendo parte do Novíssimo Cinema e se comunicando com a obra do tailandês de nome impronunciável Apichatpong Weerasethakul e que numa ficção com cara de documentário, repleto de lendas, magias e encantos sobre a vida e a morte vai colocando o espectador num ambiente contemplativo e esplendorosamente simbólico. (Elvis Pinheiro)
_




16h, no Sesc Crato:
Caminho Para o Nada
(Road to Nowhere, Dir. Monte Hellman, EUA, 2010, 121min)

O diretor Monte Hellman passou vinte anos entre seu filme anterior e este Caminho para o Nada lançado em 2010. E depois desse hiato ainda encontramos o mesmo diretor à margem dos grandes estúdios, responsável por um cinema autoral que busca dizer algo próprio, eficiente em sua verdade interior. Temos um filme dentro do filme, temos a tentativa de compreender uma história e manipulá-la entre verdade e ficção. (Elvis Pinheiro)
_




19h, no Sesc Crato:
Nós Somos as Melhores
(Vi är bäst!, Dir. Lukas Moodysson, Suécia, 2013, 102min)

Eu amo o cinema de Lukas Moodysson desde o primeiro filme que vi do diretor em 1998, Amigas de Colégio. E de lá pra cá, tive pelo menos dois outros filmes para reforçar este sentimento Bem-vindos e Para sempre Lilya. Aqui ele retoma o tema da amizade, da juventude, da rebeldia. Particularmente adoro o punk e a MOSTRA 21 sempre soube prestigiar filmes com atitude explicitamente punk, Hedwig – rock, amor e traição, C.R.A.Z.Y. – Loucos de amor, Contra a Parede são alguns outros filmes já exibidos neste festival que carregam toda essa maravilha e tragédia que é ser o que se quer ser. Este filme encerra e edição de 2017 por ter crianças/adolescentes, numa mostra que exibiu tantos filmes voltados originalmente para este público, por ser filme de estrada já que tantos títulos trataram de travessia, por ser contra a oficialidade e isso ser dos melhores absurdos, por ser um filme com mulheres e o direito das mulheres e de qualquer um bater no peito e dizerem somos as melhores!
(Elvis Pinheiro)
__


Sessões com entrada gratuita.
Para conferir a programação completa da Mostra 21, clique aqui.

Textos originalmente publicados na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 39, de janeiro de 2017 - Ed. Especial Mostra 21), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário