terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Roda de conversa ‘Amor, o absurdo desejado’ e filme ‘Vício Inerente’ no terceiro dia de Mostra 21

Mostra 21 - O absurdo nos une, nos move (2017)
Curadoria e mediação: Elvis Pinheiro

Programação do dia 11 de janeiro de 2017 (quarta-feira):

11/01 (qua), 14h, no Sesc Juazeiro:
Amor, o absurdo desejado (Roda de conversa conduzida por Elandia Duarte)
O amor, ânsia individual e coletiva. Imposição social, busca e vontade individual que se completa quando encontra outra busca idêntica. Transbordamento poético, preenchimento humano concreto. Solidez cotidiano que se consolida no absurdo tangível do hoje, do agora, do já, mesmo querendo ser sempre. Um olhar sobre o amor visto através das lentas reluzentes do cinema que vai além do comum. O cinema que se faz absurdamente real e humano. O cinema que confunde pra explicar, que cega pra iluminar, feito a nossa busca incessante de amor, feito nossa vontade de ser gente, de ser mais, de ser infinito tendo algum outro conosco, pra partilhar a experiência surreal de viver nesse mundo cão.

Proposta de Roda de conversa, que terá como embasamento poetas como Manoel de barros, Hilda Hilst, Drummond, teóricos do cinema como Truffaut e Bazin, e filmes como: The lobster, Os sentidos do amor, A espuma dos dias, entre outros.



 
11/01 (qua), 19h, no Sesc Juazeiro:
Vício Inerente (Inherent vice, Dir. Paul Thomas Anderson, EUA, 2014, 148min)
Quem já leu alguma das obras literárias do recluso escritor norte-americano Thomas Pynchon já poderia sentir o desafio que o premiado diretor Paul Thomas Anderson teria pela frente quando resolveu adaptar uma delas para o cinema. Lançada em 2009, Vício Inerente é mais uma daquelas obras literárias cheias de conspirações, sarcasmos e digressões que a imaginação de Pynchon vem destilando desde o final da década de 60; e creio eu, a obra mais palatável dele para uma adaptação cinematográfica. Contando com um elenco encabeçado pelo excelente ator Joaquin Phoenix, a trama adaptada na década de 70 narra a investigação do detetive Larry "Doc" Sportello (Phoenix) em busca do paradeiro de sua ex-namorada e de um empresário da indústria imobiliária. Prepare-se então para um desfile verborrágico e lisérgico à cultura hippie norte-americana com direito a belos planos-sequências, um figurino estiloso e um charmoso clima de filme noir. (Wendell Borges)
__

Sessões com entrada gratuita.
Para conferir a programação completa da Mostra 21, clique aqui.

Textos originalmente publicados na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 39, de janeiro de 2017 - Ed. Especial Mostra 21), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário