sábado, 21 de janeiro de 2017

‘Spring Breakers - Garotas Perigosas’, ‘O Cheiro da Gente’ e ‘Julieta’ no domingo da Mostra 21

Mostra 21 - O absurdo nos une, nos move (2017)
Curadoria e mediação: Elvis Pinheiro

Programação do dia 22 de janeiro de 2017 (domingo):


 
14h, no Sesc Crato:
Spring Breakers - Garotas Perigosas
(Spring Breakers, Dir. Harmony Corine, EUA, 2012, 94min)

Comecei a assistir ao filme cheio de preconceitos devido a enredo e elenco e fui pego de surpresa. Num filme que conta a história de quatro amigas em busca de um feriado perfeito, desde o início, a sensação de que algo está errado, um incômodo constante. O diretor Harmony Korine teve a perspicácia de apresentar personagens que mesmo se enquadrando na caixinha do protagonista anti-herói (ou melhor, anti-heroína), não se preocupavam em buscar no espectador aquela fagulha, aquele momento em que baixamos nossa guarda e deixamos seu lado humano se identificar com o nosso, parecendo, cada uma, mais avalanche que gente. E se nos primeiros momentos pensei em desistir do filme, devo minha persistência à fotografia e à música, que me puseram em estado de êxtase. Um filme que não supera e nem atende às expectativas, mas as subverte. (Ailton Jesus)
_




16h, no Sesc Crato:
O Cheiro da Gente
(The smell of us, Dir. Larry Clark, França, 2015, 92min)

Larry Clark, o mesmo diretor que em 1995 chocou o mundo com o seu KIDS vem vinte anos depois tratar novamente de jovens skatistas em meio a drogas e sexo, só que agora, na França. Despudorado, amoral, imoral, verdadeiro, intenso e filmado bem de perto. Ele conhece bem as pessoas de quem trata e segue vertiginosamente num mundo de sensações que não queremos admitir como possíveis e próximas. (Elvis Pinheiro)
_




19h, no Sesc Crato:
Julieta
(Julieta, Dir. Pedro Almodóvar, Espanha, 2016, 99min)

Pedro Almodóvar voltando ao universo feminino com a intensidade e o calor típico de suas películas mais famosas. A crítica torceu o nariz para o seu último Amantes Passageiros, que vi no cinema e que a mim foi um reencontro do diretor com o escracho, sua marca mais visceral no início de sua carreira. Neste temos o retorno às lembranças, às contas que se deve prestar com o passado. A música, as cores, as mulheres e os homens estão lá. E uma certa atriz que por si só já é almodovariana. (Elvis Pinheiro)
__


Sessões com entrada gratuita.
Para conferir a programação completa da Mostra 21, clique aqui.

Textos originalmente publicados na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 39, de janeiro de 2017 - Ed. Especial Mostra 21), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário