quinta-feira, 16 de março de 2017

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?



por Samuel Macêdo do Nascimento

O clássico em preto e branco é protagonizado por duas lendas do cinema hollywoodiano: Bette Davis e Joan Crawford. Juntas. O filme conta a história de Jane Hudson (Davis) e Blanche Hudson (Crawford), duas irmãs que nunca se deram bem e são totalmente opostas. Jane foi atriz de teatro quando criança, tornando-se um ícone infantil do país, mas acabou perdendo a fama quando adulta. Blanche, que nunca foi uma criança extraordinária, acaba tornando-se uma consagrada atriz de cinema quando adulta e tem sua carreira interrompida depois de um trágico e misterioso acidente.

O mais curioso de tudo é que Bette Davis e Joan Crawford se detestavam e isso não era segredo para ninguém. Ambas foram mulheres atraentes que tiveram inserção na cultura e na arte sendo consideradas grandes divas do cinema hollywoodiano. Em O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, as atrizes estão com quase 60 anos de idade e também interpretam personagens de personalidades fortes. Baby Jane, como é conhecida a personagem de Bette Davis, sofre com problemas psicológicos, enquanto Blanche vive em uma cadeira de rodas depois do acidente.

O filme vai ganhando nuances de tensão, pois Blanche vive presa no primeiro andar da casa e depende de sua irmã para se alimentar ou para sair da cama e observar o jardim. Ao contrário de Baby Jane, Blanche é conhecida por sua doçura e por sua simpatia, além de continuar bela e racional.  Baby Jane é uma paródia envelhecida e bizarra de si mesma e sonha em voltar aos palcos contratando o suposto produtor e músico Victor Buono (Edwin Flagg) para ajudá-la.

O desejo por ser famosa outra vez desperta em Baby Jane um conflito do passado.  Ela começa a agir de forma violenta e o ódio pela irmã aumenta quando Baby Jane percebe que o médico da família e a empregada Maidie Norman (Elvira Stitt), outra personagem de destaque na trama, aconselham que Blanche interne a irmã considerada desequilibrada. As irmãs Hudson sempre foram instigadas a competir: o pai sempre apoiava Jane, a mãe consolava Blanche e dizia que ela se tornaria tão famosa quanto sua irmã.  A disputa entre ambas irá acompanhá-las por toda a vida.

Blanche acaba protelando a decisão de internar sua única irmã e isso se torna um dos pontos centrais da história. Aparentemente a boa senhora, amada por seus ídolos e por suas vizinhas, parece sentir-se culpada pela loucura de Baby Jane. As sequências do filme são cheias de detalhes: vemos Baby Jane comendo chocolates escondida, e seus gestos – inclusive de caras e bocas – acompanham todas as cenas onde ela leva as refeições para sua irmã paraplégica presa no quarto. O caráter irônico e conspirador de Jane nos leva a acreditar, a todo o momento, que Blanche é a única vítima da história. Blanche é sequestrada na sua própria casa e fica sem comunicação. Baby Jane corta os fios de telefone e deixa a irmã passar fome, pois imagina que será impedida de retornar à fama porque será internada.

As vizinhas das irmãs Hudson acabam desconfiando do sumiço da empregada e da própria Blanche que sempre aparecia na janela e acenava para elas de modo simpático e gentil. Em uma cena clássica do filme, Blanche, amordaçada e faminta, pega a bandeja de comida e ao abri-la dá de cara com o seu pássaro (companheiro de estimação). Blanche consegue jogar um pedaço de papel do lado de fora da casa, mas Baby Jane chega a tempo de recuperar o pedido de socorro. Baby Jane consegue despistá-las.

Parece que não existem mais esperanças para Blanche Hudson e a loucura de Baby Jane se agrava. Porém, um fato inesperado do passado vem à tona e nem a fuga de Baby Jane com sua irmã quase morta consegue tornar Blanche menos inocente nessa história de fama, inveja, disputa e declínio.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? foi dirigido por Robert Aldrich e lançado em 1962. O filme venceu o prêmio de Melhor Figurino no Oscar de 1963, sendo indicado a outras categorias desse e de outros festivais de cinema como Cannes, Globo de Ouro e BAFTA. Coincidentemente as atrizes brasileiras Eva Wilma e Nicette Bruno irão viver as irmãs Baby Jane e Blanche Hudson, respectivamente, em uma peça teatral deste ano.
____


Samuel Macêdo do Nascimento é formado em Comunicação Social (Jornalismo), Mestre em Cultura e Sociedade e membro do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 35, de setembro de 2016), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

Textos recentes da Revista Sétima postados no Blog O Berro:
- Meus 10 melhores filmes de todos os tempos, por Elandia Duarte 
- Uma nova amiga, novas possibilidades
- Histórias de nós
- Antes de depois 
- Meus 10 melhores filmes de todos os tempos, por Virgínia Macedo 
- Velhice, memória e anonimato: sobre 'Nebraska', de Alexander Payne 
- A trilogia Matrix
- Manifesto Sétima pela Arte

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário