sexta-feira, 16 de junho de 2017

Filme caririense sobre antigas salas de cinema de Juazeiro é selecionado para o Festival de Cinema de Triunfo



O 10º Festival de Cinema de Triunfo divulgou a lista dos 35 filmes selecionados para as mostras competitivas. Entre os selecionados está o filme caririense Sales e Salas, uma produção do Grupo de Estudos Sétima de Cinema que contou com a direção de Ravi Carvalho.

O curta-metragem é baseado nos relatos do sr. Francisco de Sales, que trabalhou como projecionista em dois antigos cinemas de Juazeiro do Norte, no final da década de 1940. O documentário faz um passeio pela antiga Juazeiro, quando os cinemas de rua representavam uma das principais opções de lazer, reunindo no seu público pessoas de diversas idades e classes sociais.

A memória de “Seu Sales” é quem conduz toda essa narrativa, nos apresentando o cinema no contexto daquela época, fazendo o espectador também passear pela cidade de Juazeiro do Norte de décadas atrás. E é inevitável o envolvimento com a história do próprio protagonista, que de forma bem humorada também relata muitas de suas aventuras e situações inusitadas durante o o ofício de projecionista. Infelizmente, semanas após o lançamento do filme em Juazeiro do Norte, em junho de 2016, Seu Sales faleceu, ficando o filme como um dos seus últimos registros em vídeo.

O Festival de Cinema de Triunfo será realizada pelo Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe) e acontecerá entre os dias 7 e 12 de agosto de 2017. Ao todo foram realizadas 394 inscrições, dentre as quais foram selecionadas 35 produções. Sales e Salas foi selecionado para a Mostra Competitiva de Curta-metragem dos Sertões.

Para saber um pouco mais sobre o filme Sales e Salas, clique aqui para ler texto do diretor Ravi Carvalho sobre a realização do documentário, publicado na Revista Sétima.

Trailer de Sales e Salas (direção: Ravi Carvalho):

Um comentário:

  1. O filme "Sales e Salas" a despeito de ser de cunho histórico, pois resgata as primeiras projeções cinematográficas em Juazeiro do Norte, é dirigido pelo olhar sensível e crítico de Ravi Carvalho e ficou lindo!
    O filme é emocionante! É sensível! É doce!
    Me surpreendi com a carga emotiva do Documentário!

    ResponderExcluir