quarta-feira, 30 de agosto de 2017

30 anos do lançamento do LP de estreia de Abidoral Jamacaru; e lançamento do teaser de ‘Menestrel de Avallon’



No dia 30 de agosto de 1987, o Auditório do Cine Educadora, em Crato, foi palco de um show histórico: o lançamento do disco Avallon, de Abidoral Jamacaru. O evento celebrou a concretização de algo bastante difícil à época: gravar e lançar um disco independente.

Para ser gravado em São Paulo, nos meses de outubro e novembro de 1986, o disco contou a colaboração e participação de muitos músicos caririenses, além do especial empenho de Luiz Carlos Salatiel, que esteve à frente de toda a direção e produção executiva do projeto, que levava o selo da OCA (Officinas de Cultura e Artes) - Salatiel também enfatiza que foi fundamental o apoio e estímulo de sua irmã, Maria Socorro Salatiel de Alencar, para que o projeto fosse concretizado.

E, finalmente, na noite de um domingo, em 30 de agosto de 1987, o público caririense passou a desfrutar um LP que já nasceu clássico, o Avallon. O show de lançamento repetia a fórmula de sucesso do LP, reunindo no palco muitos artistas de uma geração talentosa, que passava a ter o disco de Abidoral como um registro da verve criativa que estava em ebulição no Crato (e no Cariri) há muitos anos e que já se expandira além-fronteiras. No palco, as presenças de artistas como João do Crato, Manel de Jardim, Dihelson Mendonça, Pachelly Jamacaru, Luís Fidélis, Pantico, Haroldo, Cristiano, Sterferson, Nilton Fiori, Ricardo Barcellar, além de Romildo e Marcos Vinicius Leonel (nos bastidores) e, claro, Luiz Carlos Salatiel (agora como cerimonialista e cantor) e o anfitrião Abidoral Jamacaru.

Na data em que se completam 30 anos desse show histórico para a arte caririense, O Berro Filmes aproveita a ocasião para fazer o lançamento do teaser de Menestrel de Avallon, documentário que está em fase de montagem e que contará toda essa história da gravação e trajetória do álbum de estreia de Abidoral Jamacaru, um clássico que completa três décadas. Confira o teaser:

Teaser - Menestrel de Avallon (O Berro Filmes):


Agradecimentos especiais a Luiz Carlos Salatiel, que cedeu imagens de arquivo.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário