segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Manifesto à consagração: a Santa do Padre Cícero, a Santa do Juazeiro



Artistas de folguedos populares de Juazeiro do Norte se unem e lançam manifesto, buscando realizar um desejo do Padre Cícero:


Manifesto à consagração: a Santa do Padre Cícero, a Santa do Juazeiro

Este manifesto deseja recordar um fato que se tentou apagar da história de Juazeiro do Norte: a existência da Santa Beata Maria de Araújo e dos milagres de Juazeiro, sobre os quais a Igreja Católica proibiu qualquer menção na época em que ocorreram, sob pena de excomunhão, entre outras ameaças.

Este manifesto deseja que a Igreja Católica se pronuncie sobre a violação do túmulo da Santa Beata, contrariando o desejo de Padre Cícero que pediu que seu túmulo fosse exposto em local aberto à visitação pública. Foi o próprio Padre Cícero, aos 86 anos, quem registrou o desaparecimento do corpo em auto lavrado em cartório em 03 de dezembro de 1930.

“Neste vidro, devidamente lacrado, se acha tudo que encontrou-se nos despojos mortais da Beata Maria de Araújo, quando em 22.10.1930, foi o seu túmulo aberto clandestinamente por ordem do Revdm° Vigário dessa cidade Monsenhor José Alves de Lima.”

Este manifesto deseja conclamar as pessoas leigas, da Igreja e de toda a sociedade a se unirem, a conversarem e a se posicionarem frente a essas questões.

Nosso Padrinho pediu que se providenciasse um enterro para Beata Maria de Araújo “Na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de acordo com a sua importância.”

Desejamos saber: onde estão os restos mortais da Beata Maria de Araújo?

Desejamos que o pedido do Pe. Cícero seja realizado, retornando as relíquias à exposição pública para trazer a Beata Maria de Araújo de volta à luz da história.

Desejamos que a reconciliação da Igreja Católica com o Pe. Cícero represente também a reconciliação com a Santa Beata Maria de Araújo.

Acreditamos que a visão da Beata Maria de Araújo: “Juazeiro é a cidade onde os pecadores irão se redimir e os justos perseverar”, ilumina as ações e o caminho que conduzem à vida, vida em abundância.

Conclamamos a todos que têm consciência que a Beata pode representar cada mulher deste país, cada negra, cada pobre, cada analfabeta e, também os homens e crianças, pobres, negros e analfabetos, a se unirem e caminharem conosco, de corações e abraços abertos nessa jornada em busca de justiça em respeito à Santa Beata Maria de Araújo e ao Santo Padre Cícero Romão Batista. Devotos e devotas, cidadãos de fé e trabalho, povo simples que luta e acredita no amor e na justiça.
_

Caminhada:
Dia 17 de janeiro de 2018, com início às 8h30
Concentração: Praça da Bíblia, às 7h
Destino: Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Juazeiro do Norte-CE.
____

Outras postagens do blog O Berro relacionadas à Beata Maria de Araújo:
- ‘A Beata Maria de Araújo’, por Padre Azarias Sobreira
- Beata Maria de Araújo no livro ‘Efemérides do Cariri’ (Irineu Pinheiro)
- 'Milagre do Padre Cícero e Maria de Araújo', cordel de Severino do Horto
- Centenário de morte da Beata Maria de Araújo: 17 de janeiro de 1914-2014
- Beata Maria de Araújo e Padre Cícero em matéria do Fantástico (1997)
- "Procura-se" Beata Maria de Araújo
- Ilustração e poema sobre a Beata Maria de Araújo
- 122 anos de romarias em Juazeiro do Norte

- Beata Maria de Araújo por Raimundo Araújo, no livro 'Mulheres de Juazeiro'

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário